Boneca de pano

   Lembro-me, com bastante saudade, de uma menininha de cabelos loiros e pele tostada pelo sol. Tinha uns três anos. Era fácil confundi-la com um menino já que gostava de andar descalça e subir em árvores. Preferia usar bermudas, ao invés de saias, porque adorava se sentir livre para pular, correr, dar cambalhotas...
   Esta menininha carregava para todo lado, embaixo do braço, uma boneca de pano bem desengonçada - que mais parecia uma bruxa... A boneca (maior do que ela) era, naquela época, sua fiel companheira de aventuras. Mas também sabia compreender seus silêncios. Não exigia explicação.
   A menininha de três anos achava que o tempo demorava a passar. Queria crescer... Estudar... Descobrir o mundo... Conhecer lugares e pessoas... Aprender e ensinar... Ser independente para fazer o que tivesse vontade.
   Com o passar dos anos, entretanto, a menininha percebeu que não queria deixar para trás os sonhos e as alegrias de ser criança... Queria continuar brincando... Acreditando em contos de fadas... Imaginando finais felizes... Aguardando com bastante expectativa o natal. Mas o tempo é implacável. E a menininha cresceu...
   A menininha cresceu... As responsabilidades começaram a surgir. Mas, teimosa como ela só, resolveu continuar com alma de criança... Emocionando-se com as pequenas coisas da vida... Comemorando, com bastante alegria, natais, páscoas e aniversários... Apaixonando-se, todos os dias, pela maravilha de fazer parte deste imenso universo.
   Como é bom ter alma de criança! Porque mesmo em meio às adversidades é possível enxergar coisas boas. E o final feliz, para quem tem alma de criança, está sempre bem pertinho... Basta abrir uma porta ou atravessar uma rua. E, se o final feliz estiver demorando a chegar, é só sair a sua procura. Porque quem tem alma de criança não tem medo. Sabe que, assim como em aventuras e contos de fadas, tudo é possível. É só acreditar e criar caminhos para conseguir.
   (Autora Aline Brandt - Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais N° 9610/98)

Comentários

Postagens mais visitadas